segunda-feira, 19 de abril de 2010

NOS ASSISTAM NO FESTIPOA!!!

Quem puder compareça pra prestigiar nosso trabalho no FESTIPOA.

SERÁ no Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (ICBNA)
Rua Riachuelo,1257
Dia 24 de abril,sábado,18h30:
Vida e obra de Oliveira Silveira, com Jorge Fróes e recital de poesia "Batuque tuque tuque"com Vera Lopes, Pâmela Amaro, Josiane Acosta e Abiase. Lançamento de antologia de poemas de Oliveira Silveira.

Maiores informações: http://www.festipoaliteraria.com/

Sobre Oliveira Silveira:


Poeta negro brasileiro, nascido em 1941 na área rural de Rosário do Sul,Estado do Rio Grande do Sul. Filho de Felisberto Martins Silveira, branco brasileiro de pais uruguaios, e de Anair Ferreira da Silveira, negra brasileira de cor preta, de pai e mãe negros gaúchos.

Graduado em Letras – Português e Francês com as respectivas Literaturas – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,UFRGS. Docente de português e literatura no ensino médio. Atividades jornalísticas. Ativista do Movimento Negro.
Um dos criadores do Grupo Palmares, de Porto Alegre. Estudou a data e sugeriu a evocação do 20 de Novembro,lançada e implantada no Brasil pelo Grupo Palmares a contar de 1971,tornando-se Dia Nacional da Consciência Negra em 1978, denominação proposta pelo Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, MNUCDR.



Como escritor, publicou até 2005 dez títulos individuais de poesia – Pêlo escuro, Roteiro dos tantãs, Poema sobre Palmares, entre outros – e participou de antologias e coletâneas no país e no exterior: Cadernos negros, do grupo Quilombhoje, e A razão da chama, de Oswaldo de Camargo, em São Paulo-SP; Quilombo de Palavras, organização de Jônatas Conceição e Lindinalva Barbosa, em Salvador, na Bahia; Schwarze poesie/Poesia negra e Schwarze prosa/Prosa negra, organizadas por Moema Parente Augel e editadas na Alemanha por Édition diá em 1988 e 1993, com tradução de Johannes Augel; ou revista Callaloo volume 18, número 4, 1995, e volume 20, número 1 (estudo de Steven F. White), 1997, Virgínia, Estados Unidos.


(http://www.geledes.org.br/oliveira-silveira)

Nenhum comentário: