quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CONVITE AOS AMIGOS: " E SE ÁFRICA..." EM NOVEMBRO NO TEATRO GAMBOA NOVA

Amigos, quem me conhece sabe que estou desde 2010 me aventurando a contar história, o espetáculo " E se África... é minha primeira experiência, meu primeiro trabalho solo, desde Porto Alegre venho fazendo modificações na peça e agora acho que estou realmente encontrando o tom e a forma do espetáculo. Estou sendo presenteada com a participação de Eden Gordo e Emillie Lapa na construção e execução ao vivo da trilha sonora do espetáculo, sabe quando sentimos aquela sensação boa de que vai dar certo e será lindo? É assim que me sinto, o friozinho na barriga só aumenta! Que todos os orixás nos protejam! Vem ai " E SE AFRICA" minha forma de compartilhar histórias africanas que me encantaram, mas que infelizmente só descobri que existiam aos 27 anos, " E se África não tivesse... talvez essas histórias eu já soubesse".

Grupo Iwá em cartaz todas as quartas de novembro no Teatro Gamboa Nova!

Nos dias 7, 14, 21 e 28 de novembro, às 20 horas, o público poderá conferir no Teatro Gamboa Nova, em Salvador, o espetáculo de contação de histórias do GRUPO IWÁ  “E SE ÁFRICA...” com atriz Josiane Acosta, sob direção de Toni Edson. A peça é uma livre adaptação de contos africanos advindos da tradição oral e reescritos por autores contemporâneos com publicação em português, os contos permeiam o universo das águas e tratam de temas como solidariedade, respeito e amor. As histórias são provenientes da Nigéria, Angola, África do Sul e Botsuana, há também pequenas gotas de afro- brasilidade quando a atriz conta algumas histórias de orixás femininos. Todo o contexto do espetáculo parte de uma menina que pede à sua mãe que lhe conte histórias, de forma sensível, usando recursos vocais e expressivos, o público é convidado a ver, ouvir e pensar em quantas Áfricas podemos nos banhar? A novidade desta temporada é a trilha sonora executada ao vivo pelos músicos Eden Gordo e Emillie Lapa.

Ficha técnica:
Produção: Grupo Iwá
Atuação: Josiane Acosta
Direção: Toni Edson
Iluminação: Grupo Iwá
Canções: Toni Edson
Trilha Sonora: Eden Gordo e Emillie Lapa Lapa
Classificação: 12 anos

SERVIÇO:
Quando: 7,14,21 e 28 de novembro, às 20h
Onde: Teatro Gamboa Nova, rua Gamboa de cima, nº 3- Aflitos-SALVADOR-BA
Quanto: 20 reais (inteira) e 10 reais (meia)
Maiores informações acessem: iwagrupo.blogspot.com

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Negratriz em ação: atuando, Gabriela, Sapos?

Meu blog tem andado meio abandonado porque tenho trabalhado demais e isso é muito bom. Parece que foi ontem que eu disse mãe tô indo! E vim! Em quase dois anos morando sem mamãe, aprendi a me virar, algumas dores e amores, não só por pessoas, mas lugares, situações. Realmente me sinto feliz pelas ruas de São Salvador e no fundo deve ter algum motivo de eu ser a primeira a romper as barreiras estaduais e ficar longe de casa. Atualmente estou trabalhando muito em um projeto no pelourinho chamado "QUAL É A DA NOITE?" onde toda a segunda-feira é apresentado um monólogo e depois festa com Dj. O governo gostou e fomos aprovados em um edital de cultura daqui. Estou lapidando junto com Toni Edson o primeiro(acho que único) espetáculo que dirijo na vida(Madrugada, me proteja!). Entrei para um grupo chamado OCO TEATRO LABORATÓRIO que trabalha com princípios da antropologia teatral, um grupo lindo que está me ensinando muitas coisas e já é parte da minha familia. 

O Grupo Iwá motivo da minha vinda para Salvador está muito bem obrigado, estamos fortalecendo nossa arte. Agora pela primeira vez estarei em cartaz em teatro com o espetáculo de contos africanos " E SE ÁFRICA", uma peça que fala sobre o universos das águas, histórias de rio, mar, chuva e a falta dela... entrecortado por histórias de Oxum e Yemanjá que sempre me acompanham. A novidade é que ouvi conselhos amigos e estou sendo agraciada com generosidade dos músicos Eden Gordo e Emillie Lapa que está executando a trilha sonora ao vivo. A cada dia fico mais feliz com essa peça e sei que cresce por causa da Generosidade de Toni Edson, do amor que tenho pelo teatro e o teatro por mim!

O coração? Vai bem! Mas a pessoa está solteira novamente, me chamaram de Gabriela, não sei se foi crítica ou elogio... Na realidade não importa muito estou direcionando todo o meu amor para aquilo que me fortalece, tudo bem vou dando uns beijinhos nos sapos para tentar transformá-los em príncipes....nãoooo! Eu não acredito em conto de fadas.

Beijo meu povo, saudade da gauderiada!