sábado, 21 de janeiro de 2012

ESTREOU MADRUGADA, ME PROTEJA!

Não quero perder o hábito de registrar por aqui minhas andanças, a nova agora é que tive minha estreia como diretora, como bem ando dizendo mais por obra do destino do que necessariamente projeto de vida. Embora minha orientadora Marta Isaccsson sempre exclamasse: "josi tu tens muito a visão de direção".


Talvez essa visão que tenha me indicado alguns caminhos, que cruzam com minha trajetória na academia e fora dela. Experiências primeiras de teatro me visitaram, experiencias viscerais como a passagem pelo Terreira da Tribo de Atuadores ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ. Experiências decisivas quanto a arte que desejava fazer, ou seja, meu trabalho com o GRUPO CAIXA-PRETA. Todas elas bateram a porta e descobri a agonia que se passa no outro lado, no lado de quem dirige. Por que estamos ali fazendo o papel de plateia e também de ator, olhamos o que o outro faz e ao mesmo tempo, por estar fora (e dentro) conseguimos identificar possibilidades mil que o ator, por estar tão certo e apegado ao que faz não percebe.


Saldo deste processo foi uma reorganização de tudo o que aprendi, uma autonomia para construção dos meus trabalhos futuros e a felicidade de saber que estou no caminho certo. Acredito cada vez mais no poder da nossa literatura, dramaturgia e cena NEGRA.
Quem sabe daqui algum tempo meu caro irmão-amigo-ator Thiago Rigaud veja as fichas caindo e descubra outros tantos horizontes e facetas deste Celso e tantos outros personagens que irá fazer. Desejo a ele sucesso e serenidade, e o velho degustar das palavras benditas!


Promessa para o próximo trabalho: ser mais provocativa e menos indicativa, e jamais montar em 2 meses uma peça.


Mas e valeu a pena? Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.


Fica registrado: dia 18 de janeiro de 2011, 300 pessoas lotaram o teatro Módulo em Salvador para ver a estreia de Thiago Rigaud no monólogo de Cuti, MADRUGADA, ME PROTEJA!

Um comentário:

Amapola disse...

Boa noite, Josiane.

Parabéns por tudo que você já conquistou.
Que a luz Divina viabilize todos os seus projetos.

Um grande abraço.
Maria Auxiliadora (Amapola)