sexta-feira, 12 de março de 2010

Meu Tcc e discurso de formatura

"Quem tem raízes fica".
Só para conhecerem um pouco do meu trabalho, esse é o resumo do meu tcc:
“Encontrei minhas origens”: Um olhar do ator sobre a construção da identidade negra a partir do Grupo de Teatro Caixa-Preta.
A lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. Na condição de estudante de licenciatura em teatro e atriz de um grupo teatral formado por atores negros, aponto a minha experiência de aprendizagem e a de outros atores, que fazem e fizeram parte do grupo, como um exemplo de pessoas que a partir do teatro negro começaram a conhecer melhor a cultura afro-brasileira.

Entretanto, antes de entrar no contexto de formação do grupo Caixa-Preta e a aprendizagem que dentro dele se dá, relembro uma das experiências mais significativas do teatro negro brasileiro, o TEN. Por fim, aponto a aprendizagem do processo criativo do Grupo de Teatro Caixa-Preta como uma das formas do teatro dar sua contribuição no que diz respeito à efetivação desta lei. 

O discurso teve agradecimento a amigos, familiares colegas de grupo e poema de Oliveira Silveira:

"Saibam que a minha luta
está enraizada na luta de meus avós
Saibam também que a minha luta não é só minha
é a luta de todos nós"


Teve ainda a declamação de um ponto:
"Ê meu pai quilombo
eu também sou quilombola
a minha luta é todo dia e toda hora
ê meu pai quilombo dizem que Zumbi morreu
Zumbi está é vivo em quem luta como eu"

A responsável por minha educação, amor, dedicação e felicidade.
Foi dela que veio toda minha força
"Mulher Sapiência"


Um comentário:

Nessinha Acosta disse...

Ae mana..
conseguiu!
Fiquei muito feliz por ti! Quero que saibas que te tenho como um grande exemplo.
te amo